UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Terror,Ficção Científica

Jason X (2001)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2002
Nota 2

Lançado no Brasil antes mesmo dos EUA, este décimo capítulo da saga do vilão Jason ficou na prateleira da New Line Cinema por vários meses. Por dar um rumo totalmente inesperado à série, vários fãs torceram o nariz para o filme, coisa que já havia ocorrido antes com "Jason Vai Para o Inferno", que também ousou mudar vários aspectos do personagem, logo depois da Paramount ter passado os direitos para a New Line .

Na verdade este "Jason X" não pode ser considerado como continuação (com "homenagens" aos capítulos anteriores e outros filmes de ficção). Dizem que é terror mas achei que era comédia ( e não proposital!). A julgar pela reação da platéia, eu não estava sozinho. As pessoas rolavam de rir, debochando do filme, com toda razão. Tem uma relação muito vaga com o original. Sem qualquer originalidade, é uma fita de Ficção científica, com mais cara de "Alien" (e suas inúmeras imitações) do que a fita de terror sobre aquele assassino mascarado (que usava máscara de hóquei e atacava adolescentes geralmente quando eles estavam transando).

Veja que história sem pé nem cabeça: já começa no futuro, quando por alguma razão inexplicável, Jason se tornou imortal. Ou seja, tentam matá-lo de diversas formas e ele sempre sobrevive. Mesmo assim tem um médico louco (o único charme do filme é que esse personagem é feito pelo David Cronenberg, venerável realizador de fitas de terror como "A Mosca") que deseja estudá-lo. Mas Jason já conseguiu escapar e mata todo mundo. Só falta a médica que cuida dele (que num lance emocionante o congela numa câmera criogênica). Aí a fita dá um pulo de quatro séculos ou coisa que o valha e uma expedição do futuro encontra os dois congelados. Tudo bem com a garota, mas Jason , depois de acordado, continua matando e destruindo (embora com uma certa cara de múmia!).

Ele volta matando jovens no cio (os diálogos são ridículos e a gente fica até na dúvida que a fita seja comédia quando o chefe da segurança é atingido e brinca: - "você acha que isso é suficiente para me matar!" Aí leva nova facada e diz: - "bom, agora já é bem capaz de eu morrer!" Comédia ou não?). Jason, que parecia estar destruído, acaba caindo numa câmera, é restaurado e se mistura com o metal da nave (estava quase esquecendo de dizer que os efeitos digitais/ dito especiais parecem ter sido feitos no computador do vizinho, por algum nerd insone, de tão pobres que ficam). Então mais para "Robocop" do que Jason, ele continua atacando os poucos sobreviventes e assim por diante. Tudo é tão ridículo, tão infame, tão patético que só mesmo rindo.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo