UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Suspense

Jogo de Espiões (2001)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2005
Nota 3

Realmente não chega a ser um filme especialmente memorável. Ao custo de mais de 90 milhões de dólares, ele não chegou aos 63 milhões nos EUA. E nem merecia muito mais. É uma fita normal, que dá para ver, mas não acrescenta muito.

Redford e Pitt têm uma história juntos. Redford havia escolhido o ator para fazer o papel central do filme dirigido por ele, "Nada é para Sempre" ("A River Runs Through It", 1992). E muita gente diz que Pitt é o Redford jovem. Mas é a primeira vez que contracenam (ainda que pouco).

A história confusa é sobre um velho agente da CIA, Nathan Muir, que está se aposentando (aquele é seu último dia de trabalho), quando fica sabendo que um outro agente que ele recrutou e treinou, Tom Bishop, foi preso quando tentava resgatar uma prisioneira de uma prisão chinesa (essa é a seqüência que aparece antes dos letreiros). Todos muito desconfiados, com medo de falta de segurança (já que ele irá largar o emprego), o entrevistam sobre Bishop, enquanto o veterano percebe a intenção aparente de não fazer nada para salvá-lo, ao contrário preferem deixá-lo ser executado, sem interferirem.

Abre parênteses. Ninguém pensa muito nisso, mas será que está certo interferir? Afinal de contas, Bishop realmente invadiu o espaço aéreo e território de outro país, que certamente tem o direito de dispor dele como desejar.

Uma operação de resgate seria uma absurda ingerência em negócios alheios. O filme prefere ignorar isso, para denunciar como é dura a profissão de espião para a CIA, que não é nada leal com seus homens. E se fixa na luta do veterano que usa de estratagemas e ligações para tentar impedir a morte do amigo (e o filme vai criando clima de suspense para acentuar o deadline, o prazo para a morte).

Como é longa (só 126 minutos, mas aparenta mais), a fita leva um tempo para mostrar a relação entre os dois, as missões que fizeram juntos e também desenvolve a trama sobre a mulher que apareceu entre eles (feita por Catherine McCormack), que é justamente quem Bishop está tentando resgatar.

Ou seja, nada de muito novo e o semi-fracasso não é injusto. O tipo do filme que fica melhor em home video do que no cinema (apesar do cuidado tradicional da realização do velho artesão Scott).

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo