UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Comédia

Kung-Fu Futebol Clube (2001)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 23/08/2005
Nota 1

É inexplicável que, justamente no país do futebol, um filme como "Kung-Fu Futebol Clube" tenha sido lançado com anos de atraso e diretamente nas locadoras. Esse filme é dos maiores fenômenos mundiais dos últimos tempos e chamou a atenção da imprensa e dos grandes estúdios ao figurar por muitos e muitos meses entre dez filmes mais pirateados na Internet.

Foi a consagração de Stephen Chow, o rei da comédia de Hong Kong, que o levou a fazer outro êxito internacional, "Kung-fusão". Ele tem um humor simples e debochado, até meio Chapliniano e conseguiu bater recordes de bilheteria na Ásia, numa história inspirada em desenhos animados de esporte (muito comuns por lá), em que os jogadores sempre são mostrados com superpoderes.

Pena que o filme foi muito mal tratado em seu lançamento em DVD, já que a edição brasileira traz apenas a versão editada para o público americano, com quase 30 minutos a menos em relação à versão do diretor e com nova trilha e uma narração. Aqui não tem extras.

No mínimo, é uma grande chanchada, até meio tosca, mas que por isso mesmo é engraçada. Os tipos são caricatos e esse poderia ser o tipo do filme que Renato Aragão e os Trapalhões, se ainda existissem, poderiam estrelar, só que com a ajuda dos eficientes efeitos digitais.

Para quem curte futebol e não tem medo de rir de pastelão, o filme é muito engraçado. Ganhou 13 prêmios internacionais, inclusive seis no Hong Kong Festival de melhor ator e filme.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo