UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Drama,Comédia,Policial

Plano B (2001)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2005
Nota 1
Plano B

Produção para o canal americano por asssinatura Showtime, inspirada em fatos reais, mas tratados numa mistura de suspense e humor. E baseado em artigo da revista Time (o personagem do jornalista aparece na trama). Ou seja, tudo o que vemos seria real, por mais incrível que pareça.

O filme começa com um clima de paranóia e ameaça. É que a eleição está sendo financiada pela Máfia e por pessoas que pretendiam cancelá-la. Há uma certa arrogância em achar que os americanos são tão fantásticos que são capazes de chegar em um país que desconhecem e reverter a situação. Felizmente isso é combatido pelo tom de comédia e a habilidade do trio central de atores.

Os fatos, porém, são difíceis de acreditar (como por exemplo, eles não poderem nunca encontrar pessoalmente o presidente e terem que falar sempre com a filha dele). Mas a fita pode ser fascinante se você gosta de política ou marketing.

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema [resenha-data-cadastro]
Nota 3

Depois de "Máfia no Divã" e "Família Soprano", está difícil encontrar algo de novo para se brincar com os gângsteres e seus métodos. Ainda mais quando tem um roteiro tão fraco e Diane Keaton tão histérica (este deve ser certamente o pior filme de sua carreira como estrela e ela insiste em usar roupas esquisitas, até masculinas como na época de Annie Hall).

Tudo é gritado, exagerado, com pretensões a humor negro. O elenco é profissional e competente, fazendo o possível para dar algum sentido à farsa que no fundo não tem lógica ou razão de ser. Até o título é forçado. Faz-se um enorme esforço para se rir ou não ficar embaraçado com tudo aquilo. Edição fraca.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo