UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Comédia

Todo Mundo em Pânico 2 (2001)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2002
Nota 3
Todo Mundo em Pânico 2

O feitiço virou mais uma vez contra o feiticeiro. Depois do mega sucesso do primeiro filme "Todo Mundo em Pânico" (que continua a ser um título ruim e infeliz), os autores, basicamente a família Wayans, resolveram fazer uma continuação às pressas enfrentando dois obstáculos sérios: a concorrência das imitações e a reação que suas próprias ousadias causaram.

Parte da razão porque o filme foi sucesso, é que a Censura, havia deixado passar cenas bastante ousadas, inclusive com detalhes nunca vistos numa comédia do gênero. A reação foi tão forte, que desde então eles endureceram. Mudaram os critérios e passaram a controlar a entrada de menores nas salas de cinemas. Ou seja, se tornaram vítimas da moda que eles mesmos tinham criado. Sem poder partir para piadas mais fortes, sem tempo para elaborar melhor suas sátiras, o filme acabou sendo decepção de bilheteria e massacrado pela crítica. Comete o único erro que não era permitido. É chato, aborrecido e sem graça. Houve um grande número de roteiristas envolvidos, mas nem assim conseguiram ter grandes idéias.

Apesar de referências já mais recentes (como a bola Wilson de "Náufrago", "Hannibal", "Save the Last Dance") confundidas com outras clássicas e mal aproveitadas (como piadas de papagaio). Dizem que a melhor coisa é o prólogo de 8 minutos, pode até ser, mas é bem fraco se comparado com a paródia que a própria Linda Blair fez com Leslie Nielsen, "A Repossuída". Quem iria fazer o padre exorcista era Marlon Brando que ficou doente e acabou substituído por James Woods no que acaba sendo um exagero de funções escatológicas (mas ao menos tem uma base sólida para parodiar).

Quando começa a fita as coisas vão mal. Há piadas de profundo mau gosto com deficientes e com o mordomo que é deformado e repulsivo (as piadas com ele são o ponto baixo de toda a fita). Tudo serve de pretexto para algumas piadinhas e sátiras ocasionalmente suportáveis (como com "As Panteras"). Mas sempre grosseira (porém muito mais contida que o original), a fita é extremamente fraca. A gente quer rir, mas raramente consegue.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo