UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Policial

8 Mulheres (2002)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2003
Nota 1

Foi grande sucesso na França (o elenco ganhou prêmio coletivo de interpretação no Festival de Berlim e no Prêemio Europeu) e teve bom público no Brasil, este filme de suspense que não é para ser levado a sério.

A proposta é fazer uma homenagem satírica aos filmes do gênero, a partir de uma peça de Robert Thomas (que havia feito sucesso no Brasil com "Armadilha para um Homem Só", mesmo esta peça chegou a ser montada por aqui). Ou seja, forçando a teatralidade, o diretor Ozon resolveu fazer citações de todos os tipos (nas roupas e personagens) e fazer com que todas elas, sem exceção interpretam canções populares antigas (embora apenas a veteraníssima Danielle tivesse alguma voz; aliás o filme se encerra com ela, no que é sem dúvida uma homenagem a uma grande estrela do passado).

Mas todas as atrizes estão bem, variando tipos (Deneuve e Fanny têm um entrevero lésbico). A fita pode ser desconcertante para o espectador desavisado. Por isso, é bom entrar já preparado para rir (com o filme e não dele) e curtir as mulheres e as reviravoltas.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo