UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Comédia,Drama

A Estranha Família de Igby (2002)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2004
Nota 4

É uma pena que poucos tenham visto lá fora este filme, que ficou esquecido nas premiações e chegou aqui com pouco prestígio e marketing. Mas é uma fita inteligente, esplendidamente interpretada, divertida, safada, mas também trágica e difícil.

Feita por um diretor novo que eu desconhecia, traz um ótimo elenco super em forma: o protagonista Igby é interpretado pelo excelente irmão de MacCaulay Culkin, Kieran, que convence inteiramente. Em compensação, Ryan Philippe que faz o irmão, continua falando com uma batata quente na boca. Já Susan Sarandon, que faz a mãe, está maravilhosa como sempre.

Tem ainda Jeff Goldblum (como um milionário sem escrúpulos, que tem um caso com a viciada Amanda Peet), Jared Harris (como artista gay de Soho que ajuda Igby a se tornar traficante de drogas), Claire Danes (como a namoradinha judia que passa de um irmão para outro). A princípio, a fita me pareceu bizarra (logo na primeira cena os dois irmãos matam a mãe, o que dá para imaginar o que vem depois), mas aos poucos fui me envolvendo na trama e situações, de tal maneira que ao final estava vibrando e até chorei um pouco num grande momento de catarse (trágico, sem cair no melodrama de televisão, pena não poder dizer do que se trata).

Enfim, talvez pela falta de expectativa, curti muito o filme. É dos mais instigantes e interessantes do cinema independente americano de 2002. Dêem-lhe uma chance.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo