UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Drama

Adaptação (2002)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2003
Nota 1

Novo encontro da dupla de "Quero Ser John Malkovich" - o diretor Spike Jonze e o roteirista Charlie Kaufman (que além de concorrer ao Oscar por "Malkovich", também escreveu o interessante "Confissões de uma Mente Perigosa", dirigido também em 2002 por George Clooney; e "A Natureza Humana", com Tim Robbins, disponível em DVD no Brasil).

O filme é totalmente auto-referenciado, indulgente e autobiográfico, usando o nome do próprio roteirista Kaufman como protagonista. No caso, ele é feito por Nicolas Cage, que foi indicado ao Oscar. É completamente neurótico e chato (nunca vi um personagem central tão irritante) e que tem a missão de adaptar um livro best seller escrito por Meryl Streep (novamente bem - mas nada excepcional, ainda assim ganhou o Globo de Ouro de Coadjuvante e foi indicada para o Oscar) sobre um ladrão de orquídeas (o excepcional Chris Cooper, que levou o Oscar de Coadjuvante e também o Globo de Ouro da categoria).

O problema é que Cage não consegue escrever o roteiro (e fica martelando isso na fita como se interessasse a alguém) e tem um irmão gêmeo (também Cage, que está por sinal em um de seus melhores dias) que resolve escrever uma fita de ação com a ajuda de um professor de roteiros (bela ponta de Brian Cox, um dos atores do momento).

Os atores de "Quero ser John Malkovich" fazem pontinhas, também aqui num elenco super transado mas que não resolve o problema da fita ser em circuito fechado, auto-referenciada, chata e anti-comercial. Apesar de um final de ação (errado) e duas brilhantes seqüências de batidas de carro (nunca vi melhores), o filme é decepcionante e deveria fracassar nas bilheterias, apesar da insistência da crítica americana em prestigiá-lo. Mas não consigo recomendá-lo a ninguém.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo