UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Comédia

Albergue Espanhol (2002)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2004
Nota 1

Tinha ouvido falar muito deste filme, tanto que não resisti e trouxe o DVD francês do Festival de Cannes. E não me decepcionei. A nova comédia de Cédric Klapisch ("O Gato Sumiu" e "Um Ar de Família") é bem divertida e oportuna. Pode ser vista apenas como uma engraçada visão de como é difícil se viver numa república de jovens estudantes (de diferentes nacionalidades em Barcelona).

Mas pretende também ser uma alegoria sobre o chamado Euro Pudding, a grande Torre de Babel que é a Europa atual, onde todos tem a mesma moeda, mas falam línguas diferentes, tem costumes conflitantes e mesmo assim tentam se entender. Ou quase.

Romain Duris, ator preferido de Klapisch, é quem faz o estudante francês que vem para Barcelona e entra para a república, junto com seis outras pessoas de lugares diferentes da Europa (um italiano, uma inglesa, um rapaz da Dinamarca, uma garota da Bélgica, um alemão e uma espanhola de Terragona). Enquanto isso, deixa sozinha em Paris sua namorada (que é notável porque é feita por Audrey Tautou, a Amélie Poulain) prometendo continuar amando-a. Mas vai ser difícil.

E as dificuldades e problemas se sucedem. Teve momentos que achei que poderiam haver situações mais engraçadas, mais inventivas. E melhor uso da paisagem sempre curiosa de Barcelona. Ou mesmo mais profunda crítica de costumes.

Apesar disso, o filme não deixa de ser uma leve e simpática comédia de costumes, que deve funcionar para platéias informadas e cosmopolitas. Lamentavelmente sai no Brasil sem extras, porque na versão européia trazia até um mapa das locações em Barcelona.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo