UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Documentário

Expedição Brasil Oceânico - Oásis do Atlântico e O Atol Esquecido (2002)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2002
Nota 4
Expedição Brasil Oceânico - Oásis do Atlântico e O Atol Esquecido

Co-produção da Fox, Natural History New Zealand e da produtora Canal Azul. Os documentários têm um formato certamente imposto por algum canal ou programa de TV. Por isso, por vezes é excessivamente falado (parece não confiar na força de suas excelentes imagens nem dá chance para uma trilha musical mais atuante).

Embora na versão brasileira Lima Duarte faça uma narração dramática e emocionada (ele ri, fica com a voz embargada), a apresentadora Gabriela diz (mal) em off apenas lugares comuns. Mas fora esse problema, os documentários são exemplares, dignos de qualquer Discovery. Nunca tem aquele ar de home-movies de obras semelhantes.

Apesar de adotar a narrativa coletiva (fomos lá, fizemos isso), o filme não perde tempo com piadinhas ou cartão postal. Procura ter um enfoque científico, sempre curioso e interessante, com excelente fotografia.

É especialmente bem-sucedido no segundo documentário, talvez por ter mais tempo para explorar as peculiaridades de uma vida num atol (o farol destruído, o drama do polvo preso nos recifes, a tartaruga pondo ovos, os filhotes de tubarão).

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo