UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Animação

O Planeta do Tesouro (2002)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2003
Nota 3
O Planeta do Tesouro

Falou-se muito nos Estados Unidos no fracasso deste desenho animado da Disney, tanto de crítica quanto de público (custou 140 milhões de dólares e em um mês não chegou aos 30 milhões de renda).

Foi também a primeira vez que o estúdio lançou simultaneamente em formato IMAX. Embora não seja especialmente ruim. É apenas uma adaptação bastante fiel do clássico livro de Robert Louis Stevenson para um ambiente espacial (space-opera), com pouca música (uma única e imemorável canção durante a fita), pouco humor (há uma única figura divertida, chamado Morph, que como diz o nome, se transforma o tempo todo e por causa disso acaba não deixando sua marca, não registra com o espectador).

Mas está longe de ser um desastre. É apenas indiferente. Agora que deu errado, fica-se procurando as razões que podem ser muitas. Talvez o erro tenha sido não endereçar a história para crianças menores, o herói é um adolescente rebelde de 16 anos (ou seja como em "Titan", a fita é para um público que não vê mais desenho animado) e falta uma figura feminina (quando se sabe que são as meninas que gostam e assistem mais desenhos).

O filme na verdade lembra o recente e nada memorável desenho da Disney, "Atlantis" (que era melhor que este). Basicamente é outra busca, feita por um jovem, um professor incompetente e um monte de gente com cara esquisita (todos inspirados naquela bendita cena do bar de "Star Wars"). A própria Disney fez sua "Ilha do Tesouro" em 1950 com o menino Bobby Driscoll e Robert Newton, então não seria difícil ter seguido a mesma linha. A figura mais marcante é mesmo o Capitão Long John Silver, agora transformado em um Cyborg (mas a relação entre ele e o garoto é semelhante, embora por vezes, vai ver foi minha mente maldosa, senti ares de pedofilia, já que o garoto já é bem grandinho).

Os outros personagens são todos inexpressivos. E a gente fica um pouco surpreso em perceber que a animação é abaixo da média, em particular com as figuras humanas ou humanizadas (que era o forte de Disney). E mesmo as explosões e efeitos em CGI são medíocres. Parece que o filme tem uma longa história de problemas em seu desenvolvimento, que dura mais de uma década. Os que se opuseram estavam certos.

Depois de uma sucessão de filmes de animação abaixo da média ("Lilo", "Atlantis"), está na hora da Disney dar uma renovada e melhorada em seu produto. Este aqui os adultos nem precisam se incomodar em conferir. Concorreu ao Oscar de Melhor Longa de Animação, mas não tinha a menor chance (quem ganhou foi "A Viagem de Chihiro").

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo