UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Documentário

O Show Não Pode Parar (2002)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 07/09/2004
Nota 4

Há muitos documentários produzidos por Hollywood sobre si mesma, mas a maioria deles vai para extras de DVD ou TVs por assinatura. Poucos têm fôlego para estrear em cinema e merecem essa honra. Este é um dos raros casos: "O Show não pode Parar" (não confundir com "All that Jazz", de Bob Fosse, que tinha algo parecido como subtítulo), cujo DVD é lançado agora para venda.

Quem não é cinéfilo é melhor se abster de ver o filme, mas, para os mais interessados, este é um filme obrigatório, dos melhores do gênero.

O filme surgiu quando os produtores ouviram a fita cassete da autobiografia do produtor de Hollywood Robert Evans. Ele foi um horrível canastrão como ator, que teve a sorte de ser chamado para ser chefe de estúdio, da Paramount, numa boa fase, quando ele produziu "Love Story" (para sua mulher Ali MacGraw, que o trocou por Steve McQueen), "Chinatown", "O Poderoso Chefão", entre outros sucessos e fracassos.

O documentário felizmente é bem mais do que a ilustração do que Evans conta. Como é ator, ele narra sua história com humor e verve, já que em retrospecto acabou sendo responsável por alguns dos melhores (e também piores) filmes de seu tempo.

No filme, uma coisa fundamental é a mansão de Evans (que parece ser quase um dos personagens centrais), que recentemente sofreu danos graves quando um incêndio destruiu sua sala de projeção e suas lembranças. Além disso, temos depoimentos de gente importante e amigos e cenas raras (como no final, em que Dustin Hoffman imita Evans num intervalo de "A Maratona da Morte").

Em suma, um dos melhores documentários sobre cinema já realizados, bem distante do mero making of. Fãs a postos.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo