UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Guerra

Platoon - Edição Especial (2002)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2002
Nota 5

Premiado com os Oscars de Filme, Direção, Montagem e Som. Um dos melhores filmes já feitos sobre a Guerra do Vietnã (e também sobre qualquer guerra).

Foi o primeiro filme americano sobre o tema que deu idéia do que é estar bem no meio de um combate, os heroísmos não parecem ensaiados, porque o roteirista e diretor Stone lutou realmente no Vietnã, tudo é muito autêntico. Os heróis-soldados dormem de pé, são incomodados por insetos, pela chuva e pelas armadilhas. Atiram a esmo de puro desespero por não verem o inimigo durante a noite na Selva.

Não há discursos. Os soldados são capazes, mesmo apavorados, de matar e eliminar uma aldeia à sangue frio. É difícil ficar impassível diante do que ocorre no filme. Causa choque, raiva, emoção.

Assim como "Apocalypse Now" (que era mais um pesadelo, portanto menos realista), também foi rodado nas Filipinas. Narrado inicialmente por cartas para a avó, depois mergulha de cabeça no inferno. Stone conseguiu a melhor interpretação do galã Berenger no papel de um psicopata (ele foi indicado ao Oscar). No outro extremo, Defoe, que tem cara de bandido, acabou sendo o sargento bom, Elias.

Um filme forte e notável que foi a primeira parte de uma trilogia sobre a Guerra que depois inclui "Nascido em Quatro de Julho" (1989) e "Entre o Céu e a Terra" (1993). A edição nacional lançada pela Flashstar diz que o formato é Standard, mas naverdade é Widescreen.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo