UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Drama

Spider: Desafie sua Mente (2002)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 13/02/2007
Nota 3
Spider: Desafie sua Mente

Sai com algum atraso em DVD este drama do sempre prestigioso David Cronenberg. Spider (Aranha) é o apelido do personagem central quando garoto e o filme é uma mistura do trabalho mais antigo de Roman Polanski com "Uma Mente Brilhante". Trata-se do retrato de um psicopata, inspirado num livro adaptado pelo próprio autor, Patrick McGrath. Resultou no filme mais discreto e impessoal do diretor de "A Mosca": fica-se esperando que algo de mais notável aconteça, mas não há surpresas.

Ralph Fiennes faz um sujeito que só fala resmungando, pega coisas no chão, usa quatro camisas e se veste como maltrapilho. Ele vai morar numa casa de cômodos dirigida pela personagem de Lynn Redgrave. Aos poucos, já que o filme é muito lento e sombrio, descobre-se que ele tem um trauma de infância. Há o pai (Gabriel Byrne) e a mãe (Miranda Richardson), mas também uma amante (igualmente interpretada por Miranda, que ainda é vista em outros momento na pele de um terceiro personagem).

Com tudo isso, o filme é previsível, seguindo as normas da ilustração da esquizofrenia, mas comete o erro de mentir para o espectador, mostrando cenas que não são verdade, o que, segundo Hitchcock, nunca é bom.

O filme concorreu no Festival de Cannes, mas não ganhou nenhum prêmio. Dizia-se na ocasião que o presidente do júri, David Lynch, era inimigo de Cronenberg. Na verdade, a fita foi ofuscada na época por "Uma Mente Brilhante", que tratava do mesmo tema, mas de forma mais acessível.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo