UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Drama

Uma Vida em Segredo (2002)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2005
Nota 3
Uma Vida em Segredo

Suzana é um caso estranho no cinema brasileiro. Estreou com um filme brilhante de grande sucesso internacional, "A Hora da Estrela" (1985). Depois teve dificuldades com outro projeto que teve que largar no meio e só agora retorna com este outro longa.

É uma pena que tenha podido fazer tão poucos filmes e mais triste ainda que este novo trabalho seja apenas razoável, curioso mas não inteiramente bem sucedido. Baseado em livro de Autran Dourado, ela conta uma história difícil e pouco comercial (certamente não fez qualquer concessão) sobre uma moça muito simples, uma certa Biela, que veio da roça e foi morar com a família de um primo.

Sem atrativos, gosta de cozinhar, fazer biscoitos, conversar com os empregados. Os parentes tentam fazer ela se entrosar, ganhar mais traquejo social, mas ela não consegue. Quando aparece um pretendente (ela tem bens que são geridos pelo primo), é evidente que ele é um vigarista. Mas como diz o título, essa é uma vida condenada a passar em branco, em segredo.

O filme, porém, falha no mais evidente. A história se passa em Minas Gerais no começo do século 20 e foi rodado em Goiânia Velha. Mas falta justamente a presença do mato, dos doces, da terra. A fotografia de Lauro Escorel é boa mas não soube captar o espaço nem a geografia humana.

O fato da personagem ser tão nada, acaba prejudicando, porque todo mundo que surge na fita é igualmente neutro, até mesmo os parentes (que são honestos e bons). E o único personagem que poderia dar mais conflitos, o pretendente, aparece pouco e é feito por ator fraco.

Também a escolha da novata Sabrina Greve é muito discutível. Ela segura a primeira parte da história, mas não tem fôlego ou estofo para compor a personagem, quando ela fica mais velha e difícil. É um samba de uma nota só.

A melhor figura do elenco sem surpresas é a sempre excelente Eliane Giardini, que faz a mulher do primo que tenta ajudá-la. Esta faz maravilhas com um papel sem chances e dá uma idéia do que poderia ter sido o filme caso tivesse mais paixão, melhor elenco, mais Minas.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo