UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Comédia

American Pie - O Casamento (2003)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2004
Nota 1
American Pie - O Casamento

O terceiro da série "American Pie", e pelo jeito o último. Quase todos os rapazes estão de volta (menos Chris Klein) mas não as meninas (e nada é mencionado sobre os ausentes, apesar de ser o casamento de um deles, o Jim - Jason Biggs, que está muito apagado).

O curioso é que o roteiro desta vez está muito mal desenvolvido, com algumas figuras completamente perdidas e sem ter o que fazer (até mesmo o pai Eugene Levy que costuma ser ótimo, ficou sem as piadas, pior ainda o Thomas Ian Nicholas que virou figurante).

O filme a princípio me desagradou muito. Tudo era tão forçado, tão mal justificado que chega a irritar. Não há nem porque Jim se casar com Michele (Alyson Hannigan), a não ser porque os produtores queriam fazer uma réplica de "Casamento Grego". Mas estranhamente vai melhorando um pouco, talvez porque Seann William Scott (Steve Stifler) acaba dominando a história de tal jeito, que rouba o filme.

Seu personagem é meio burro, grosso, até irritante, mas o ator tem um jeito simpático, "endearing" se diria em inglês. Que torna as coisas aceitáveis e até engraçadas.

Não chega a ter desta vez grandes sacadas (o momento mais forte é quando Steve tem que comer o cocô do cachorro porque o animal havia engolido um anel para o casamento e a mãe da noiva pensava que era trufa. Eu passei mal na hora e tive que desviar o olhar de tão nojento, ainda que seja citação também de cena famosa de "Pink Flamingos" de John Waters). Mas veja o nível a que caiu tudo.

Entre outras barras pesadas, tem Steve transando com a avó de Jim por engano (num armário), fazendo orgia na casa de Jim (o que não tem a menor lógica, só para dar confusão quando ele chega com os sogros) e eles indo para um bar gay (onde Steve tem um número solo de dança), já que a série é GLS (gay friendly).

Ou seja, bem menos engraçado, bem menos bem feito do que os anteriores. Já com ar de fim de festa mesmo. Edição chamada de "Versão mais Picante".

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo