UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Terror

Anjos da Noite - Underworld (2003)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2004
Nota 1

Filmes de terror têm um público limitado, ainda mais quando são inspirados em quadrinhos. Mas para aqueles que, como eu, gostaram de "Blade II", eu recomendo esta aventura altamente estilizada, muito bem dirigida e até original.

"Underworld" fez bastante sucesso nos Estados Unidos, onde já se produz sua continuação e com previsão até de um terceiro capítulo, sinal de que realmente criou um publico fiel. Novamente com o diretor Len Wiseman (que de mero de diretor de arte em "Independence Day" e "StarGate", virou roteirista e realizador com este filme, e ainda por cima se casou com a mocinha da fita, a inglesa Kate Beckinsale, de "Pearl Harbor", e que curiosamente é caçadora de vampiros no "Van Helsing").

Falei em quadrinhos, mas quem escreveu a história original foi um certo stuntman e ator (negro) Kevin Grevioux (que no filme faz o papel de Raze). Embora não tenha vindo exatamente de uma história em quadrinhos, sua influência fica clara em toda a narrativa.

Na verdade, foi baseado em dois livros bem escritos de RPG da editora White Wolf: "Vampiro - A Máscara" e "Lobisomem - O Apocalipse" (mas foram processados por plágio por não pagarem os copyrights). É um filme feito por um diretor de arte, todo cheio de imagens, de visual, de desenho gráfico, de concepção e mais fraco em personagens.

Mas eu fiquei totalmente impressionado com o mundo subterrâneo que ele conseguiu construir e também pela maneira que conduz a narrativa. Mexendo a câmera, enquadrando sempre de uma maneira perturbadora (mais que sustos, o filme te deixa sempre atento).

A história já acho bem curiosa. É sobre uma estirpe de vampiros em luta contra seus radicais inimigos os lobisomens (o filme é todo noturno, feito em estúdio, mas felizmente a fotografia é clara, dá para se ver tudo, ao contrário de alguns filmes atuais, como os de Clint Eastwood). É uma premissa difícil de se levar a sério. Mas o filme consegue dar um ar mítico a tudo isso.

A heroína é Selene (Kate que está muito bem), que por uma série de circunstâncias se apaixona por um descendente de lobisomens (o ator de tevê Scott Speedman, de "Felicity"), no maior estilo Romeu e Julieta. Mas ela é guardiã de segredos e está em conflito com um tal de Kraven (Shane Brolly), que obviamente é um traidor e deseja o lugar do chefe que esta adormecido durante este século (quem faz o papel é o inglês Bill Nighy, de "Simplesmente Amor").

Tudo isso numa sucessão de lutas, conflitos, brigas, todas muito bem encenadas (os heróis usam capas longas de couro, o que faz alguns pensarem em "Matrix"). Tenho certeza que não é um filme para todos os públicos. Parece que está nascendo um cineasta promissor. Olho nele.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo