UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Aventura

Bem-vindo à Selva (2003)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 07/09/2004
Nota 1

Continua a espantar o fato de os americanos fazerem filmes passados na floresta amazônica, com atores estrangeiros e sem muita preocupação com a realidade. Chega até a ser divertido ver Christopher Walken como o chefão que controla as minas de pedras preciosas, uma imitação até razoável do que seria Serra Pelada.

As fotos de Sebastião Salgado serviram de inspiração para o filme, cujas locações foram feitas no Havaí, e a cidade foi construída em Los Angeles. Ao menos os atores, em particular Rosário Dawson, falam português brasileiro, ainda que com sotaque. Podia ser pior.

Fora isso, esta aventura feita como veículo para The Rock, o campeão de luta livre em seu primeiro personagem contemporâneo, é menos ruim do que parece. Tem logo no começo uma aparição especial de Arnold Schwarzernegger, então fora da política, que lhe diz "have fun (divirta-se), como se estivesse lhe passando o bastão.

Depois a história se atrapalha um pouco com um briga numa boate e o fato de The Rock ser capanga de um gângster, que tem a missão de fazer as pessoas pagarem dívidas de jogo, e buscar o filho dele (Seann William Scott), que está na Amazônia.

Assim The Rock acaba fazendo parceria com Scott (de "American Pie"), que continua a ser divertido. E o filho melhora, com o conflito dos dois: o rapaz não quer ir embora porque está em busca de uma lendária peça indígena -no estilo Indiana Jones-, que também está sendo procurada por Walken e Rosario, por razões diferentes -ela quer acabar com a semi-escravidão do lugar.

Há seqüências engraçadas (como quando o rapaz algemado precisa fazer xixi), outras movimentadas e várias absurdas. Mas não é filme para ser levado a sério. E The Rock consegue até se soltar um pouco (seu tipo é um pouco esquisito, e é preciso se acostumar com ele). Mas uma boa edição ajudaria o filme.

O diretor (e ator Peter Berg) -que substituiu Stephen Sommers- diz que não filmou no Brasil porque, quando veio procurar locações, junto com a equipe, foi assaltado a ponta de faca e levaram tudo!

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo