UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Drama

Clean (2003)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2006
Nota 1

Um presente do diretor francês Assayas para sua ex-mulher, a chinesa Maggie e que lhe deu o prêmio de Atriz em Cannes (na verdade, desculpas por ela ter perdido dois anos antes por "In the Mood for Love/ Amor à Flor da Pele"). Ela realmente é uma grande atriz mas o filme é uma história de drogado, com todos os problemas decorrentes disso.

Já se imagina a trajetória pela qual vai passar, os problemas, a volta ao vício, os problemas com polícia e assim por diante. Só que passado no Canadá, numa paisagem industrial (com passagens por San Francisco, Paris, Londres) e envolvendo também um decadente astro do rock dos anos 80 que morre de overdose de heroína. E a luta para sair dessa.

Nolte tem uma participação mais humana do que costume e que diz a mensagem da história: "Eu acredito em perdão, as pessoas mudam. Se for necessário, elas mudam." Ganhou também o prêmio técnico de Cannes para Eric Gautier (fotógrafo deste e também de Diários de Motocicleta). Foi indicado aos Césars de Atriz e Foto.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo