UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Aventura

E Estrelando Pancho Villa (2003)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 08/12/2004
Nota 1

O filme para TV "E Estrelando Pancho Villa", criativa produção da HBO, teve a má sorte de ter sido realizada em 2003, mesmo ano de "Angels in America", minissérie de sucesso do canal. Mesmo assim Antonio Banderas, que está em um de seus melhores momentos, chegou a concorrer ao Globo de Ouro e ao Emmy.

O filme tem um bom roteiro do experiente Larry Gelbart e foi dirigido pelo australiano Bruce Beresford ("Conduzindo Miss Daisy"). Baseado em fatos reais e com bastante senso de humor, mostra o diretor D.W. Griffith mandando ao México o jovem executivo Thayer (Eion Bailey), da produtora Mutual, que fica deslumbrado e horrorizado com o sujeito, que é brutal e fascinante. Ele tenta ajudar nas filmagens (evitando, por exemplo, ataques à noite porque são difíceis de filmar) e ficar em ângulos favoráveis para a câmera.

Eventualmente o filme rendeu um longa-metragem histórico. Tanto Thayer quanto a atriz Teddy realmente existiram assim como o filme "The Life of General Villa", que estreou em Nova York em maio de 1914 (infelizmente a fita se perdeu, restaram apenas as fotos de cena).

Embora os fatos pareçam estranhos e absurdos, os produtores garantem que 95% do que mostram é verdadeiro. Até a cena em que ela mata a mulher com um tiro na cabeça.

Custou US$ 30 milhões, um recorde para um filme de duas horas feito para a TV. Mas é um interessante e atraente registro do fascínio que o cinema exerceu sobre muitos lideres e bandidos. Vale conhecer.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo