UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Drama

Em Busca da Terra do Nunca (2003)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 06/07/2005
Nota 4

"Em Busca da Terra do Nunca" foi indicado para sete Oscar (melhor filme, ator, roteiro e trilha musical), mas não levou nenhuma estatueta, até porque os concorrentes eram muito fortes. Nem por isso o filme deixa de ser um dos mais bonitos e sensíveis do ano. É bem capaz de fazer você chorar.

O diretor é Marc Forster, do bom filme "A Última Ceia", que injustamente não foi indicado ao Oscar (saiu para melhor atriz, Halle Berry).

Planejado por muitos anos e pronto havia tempo (por contrato ela só podia ser lançada depois da versão de "Peter Pan", da Columbia, que no ano passado estreou sem grandes repercussões), o filme procura contar, romanceando bastante, a vida do autor de Peter Pan, J.M. Barrie.

Parece que Barrie (vivido no filme por Johnny Depp, que conseguiu assim sua segunda indicação consecutiva ao Oscar) era uma pessoa complicada, que mantinha um relacionamento sem sexo com a mulher e que foi suspeito de pedofilia, nunca provada. O roteiro se fixa na amizade que ele teve com uma jovem viúva que tinha quatro filhos apadrinhados por ele e que, por sua vez, o ajudaram a inspirar a peça que se tornaria famosa.

Misturando realidade e fantasia e tomando-se certas liberdades, conta-se de forma elegante e criativa um amor platônico que se transforma em magia, num final encantador e triste. Não dá para falar muito mais sem estragar o prazer. O filme dá uma escorregada no meio, mas se recupera e termina num ponto alto.

Basta dizer que o elenco é impecável, incluindo a já matrona Kate Winslet (mas bonita e boa atriz) e um ator infantil maravilhoso chamado Freddie Highmore, que depois fez com Depp "A Fantástica Fábrica de Chocolate". Há até participação de Dustin Hoffman (ele fez o Capitão Gancho, em "Hook", o Peter Pan de Spielberg).

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo