UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Suspense

Eu Não Tenho Medo (2003)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2005
Nota 4

De vez em quando, o cinema italiano sai de sua má fase e se reabilita com algum bonito filme, como é o caso deste novo trabalho de Salvatores (que ganhou o Oscar por "Mediterrâneo") e onde por sinal, ele faz um elogio nos diálogos ao Brasil, comentando que é uma terra distante mas bela e cheia de oportunidades (onde um dos personagens se casou com uma mulata).

Extremamente bonito, muito bem realizado, poético, mas também perturbador e atual, o filme passou desapercebido nos cinemas, mas agora faça questão de conhecê-lo. Tudo é muito bonito, passado no interior da Itália, numa região do Sul, onde se planta trigo.

Correndo pelos campos, um grupo de garotos de pouco mais de dez anos fazem suas brincadeiras. Até que um deles, Michele (o novato e ótimo Giuseppe Christiano), encontra um buraco onde está um menino acorrentado. Só aos poucos ficamos sabendo que é uma criança que foi seqüestrada pelo próprio pai e seus amigos.

Os dois vão ficando amigos (Michele lhe traz comida, o leva para dar uma volta no sol) enquanto tenta entender o comportamento de seu pai (Dino Abbrescia) e da própria mãe (a ótima espanhola Aitana Sanchez Gijon, ainda que sub-utilizada) que ajuda no caso com relutância.

Embora seja mais um outro filme relatando os fatos pelo universo infantil, a relação com os seqüestros atuais só aumenta seu impacto e dramaticidade.

Como se estivéssemos nos anos 60, tudo é de primeira: a fotografia, a trilha musical, o elenco (mesmo o infantil) e o próprio final um pouco previsível, mas que não chega a cair no melodramático. Premiado com dois Davids de Donatello (Melhor Foto e Filme da Juventude), concorrente em Berlim.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo