UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Drama

Moça com Brinco de Pérola (2003)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2004
Nota 1

Este é literalmente um filme de arte. A história, certamente inventada, da garota que posou para o pintor holandês Vermeer num de seus quadros mais famosos. Uma típica fita inglesa que é um exercício intelectual reimaginando as circunstâncias em que vivia e criava o artista (que tinha problemas com a esposa ciumenta, a sogra dominadora, os diversos filhos e principalmente com os patrocinadores, um mecenas metido a besta feito por Tom Wilkinson).

Segundo o filme, a garota (Scarlett Johansson, a mesma de "Encontros e Desencontros" e que por esse filme teve também uma indicação como Coadjuvante ao Globo de Ouro), é uma servente do pintor - que teve que trabalhar porque o pai ficou doente - que namorava o filho do açougueiro (Cillian Murphy, de "Extermínio") e que ajudava o pintor não apenas limpando seu atelier mas principalmente ajudando a misturar as tintas (é curioso porque a gente nunca pensa nisso, como devia ser difícil conseguir as tintas numa era pré-industrial).

Naturalmente a fotografia (de um português) tenta reproduzir o estilo de luz do pintor (ou seja, tudo é muito bonito, requintado, artístico). Mas a fita não é nada especial, nem tem grandes chances comerciais. Nem Scarlett que faz tudo direitinho, mas sua principal tarefa é ser parecida com a moça da pintura.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo