UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Comédia

O Gato (2003)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2004
Nota 3

Depois do sucesso de "O Grinch", os mesmos produtores tentaram uma nova adaptação de uma história infantil de Dr. Seuss, a talvez ainda mais famosa "Cat in the Hat" (o problema para o brasileiro é que os livros dele não são conhecidos aqui e difíceis de traduzir porque em geral são em versos rimados). Mal recebida aqui e lá fora, talvez porque o protagonista é um bicho extremamente irritante, até mesmo chato.

O filme faz um esforço interessante de criar uma atmosfera totalmente artificial, estilizada, como se fosse mais que um desenho animado uma ilustração de livro infantil. Tudo é exagerado, muitas vezes com a ajuda dos efeitos especiais (e umas piadinhas mais atrevidas para ficar mais contemporâneo). Interpretado por Myers ("Austin Powers") - em vez de Tim Allen que estava ocupado - numa maquiagem que o deixa quase irreconhecível, e dirigido por um diretor de arte (ou Production Designer de fitas como "Edward Mãos de Tesoura" e "Homens de Preto I e II") não se pode esperar outra coisa que uma cenografia delirante e atores sem controle. No entanto, o filme não é ruim e merece uma conferida. É raro se ver uma fita tão bizarra, feita com orçamento generoso (custou 110 milhões e rendeu pouco menos que isso).

Baldwin faz o sujeito que tenta conquistar a mãe das crianças, também como caricatura. Sean Hayes ("Will & Grace"), além de interpretar o chefe, também faz a voz do Peixe.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo