UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Ficção Científica

O Pagamento (2003)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2004
Nota 3

Podem riscar John Woo do seu caderno de diretores interessantes. Depois do fracasso de "Códigos de Guerra" ("Windtalkers"), ele errou de novo com esta adaptação de um livro de ficção-científica de Philip K. Dick ("Blade Runner", "Minority Report").

Não ajuda nada o fato de que o protagonista é feito por Ben Affleck, que teria que interpretar um sujeito muito inteligente e esperto. Ele tem cara de tudo menos de inteligente. E o filme simplesmente não convence. A trama é confusa e ao mesmo tempo óbvia, porque usa um velho clichê de histórias do gênero. Ele é um cientista que trabalha para grandes firmas roubando segredos. Melhor dizendo, é um engenheiro que trabalha ao inverso, reconstruindo tecnologias de outras companhias e descobrindo como elas funcionam. Até que tem uma proposta de gastar três anos de sua vida num projeto mesmo que ao final dele toda sua memória fosse apagada inteiramente de sua mente (o que cai no domínio da Sci-Fi com a maior facilidade).

O problema é que ele está sendo ameaçado de morte por seu empregador e não tem nem idéia do porquê. Nem se lembra da mulher que amava (Uma Thurman, menos intensa do que em "Kill Bill"). Mas como inventou um jeito de ver o futuro (Ufa) ele fornece a si próprio uma dúzia de objetos comuns, que lhe servirão quando estiver em perigo, procurando reconstruir os fatos.

E assim vai usando esses objetos (chaves, coisas assim) numa constante fuga. O filme não chega a ser exatamente ruim, o problema é que é medíocre e poderia ter sido feito por qualquer um. Woo não deixa sua assinatura e isso contribui para a decepção.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo