UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Drama,Suspense

Por um Fio (2003)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2006
Nota 3

Não confundir com o filme homônimo de Colin Farrell e Joel Schumacher. Este é um projeto pessoal do produtor e diretor George Jonas ("A Compadecida"), que depois de escapar da morte por enfarto, resolveu fazer um filme semi-didático onde iria prevenir dos males do stress que pode levar a morte.

Conseguiu a ajuda de muita gente famosa (Anysio faz um homem que ajuda quando o herói tem enfarto na Praça Roosevelt, ao tentar impedir assalto). Foi um projeto de encomenda do diretor João Batista, que rodou em vídeo, com bastante cuidado.

O roteiro de Jonas e vários parceiros mostra logo nos primeiros 15 minutos o herói tendo o enfarto (e depois se demora bastante na operação). Tenta dizer que a vida de todos nós está sempre por um fio.

Mas se prolonga com um romance do executivo com uma jornalista e a presença de um carteiro amigo (o ótimo Ary França). Ou seja bem intencionado mas de interesse relativo.

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema [resenha-data-cadastro]
Nota 1

Este é aquele filme famoso que ficou meses na prateleira, primeiro por causa de 11 de setembro, depois pelo caso do atirador em Washington. Nesse meio tempo, Colin Farrell virou astro ("O Recruta", "Minority Report", "O Demolidor") e o filme chegou até a ficar em primeiro lugar na bilheteria americana.

Mas é profundamente medíocre. O diretor Joel Schumacher realmente perdeu a mão. Ele não sabe construir um suspense, criar clima ou tensão. A história é interessante e feita pelo veterano de fitas B Larry Cohen (pensaram antes em Jim Carrey para fazê-la, mas acabou com Farrell - que era protegido do diretor que o havia revelado em "Tigerland").

Aliás, o filme ficou datado porque hoje todo mundo tem celular e estão acabando as cabines como a da fita (a voz do chantagista é de Kiefer Sutherland). Foi rodado em LA mas se passa em Nova York. O diretor ainda divide a imagem em telas multiplas (sem necessidade), Colin está bem razoável (o que tem de mais marcante são as sobrancelhas). Mas a fita é banal e medíocre, inclusive tem uma posterior em DVD com Wesley Snipes e Linda Fiorentino ("Emboscada/ Liberty Stands Still") com trama parecida e que resulta melhor.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo