UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Suspense

Premonição 2 (2003)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2003
Nota 1
Premonição 2

O primeiro "Premonição" foi dos melhores e mais originais filmes de terror dos últimos tempos. Por isso fica-se desconfiado diante de uma continuação sem o diretor original mas com muito mais violência (há algumas cenas realmente fortes, de assustar até, das mais chocantes que temos visto recentemente). Mas não sucedeu o pior. Mesmo sem ser especial, o filme consegue impressionar e assustar bastante.

Ainda que as mortes pareçam por demais elaboradas, seguindo sempre a mesma fórmula que existe desde os tempos de "Sexta-Feira 13". Ou seja, os que estão destinados a morrer serão executados (pela Morte, nunca visível, para criar clima de suspense).

Em vez de avião como no primeiro filme, agora é um grande engavetamento numa rodovia, uma seqüência espetacular que depois de mostrada fica-se sabendo que é uma premonição, ou seja, poderia ser evitada. A heroína que está com suas colegas numa van a caminho de uma farra consegue escapar, salvando também a vida de outros. Só que não se pode enganar a morte por muito tempo. E aos poucos os sobreviventes começam a morrer de formas horripilantes (a do garoto e o vidro é muito forte). O curioso é que a heroína, pede a ajuda da única sobrevivente do filme anterior, que havia se fechado num sanatório na tentativa de escapar à maldição. E acaba auxiliando no plano de tentar burlar a morte.

Não é preciso dizer ou explicar muito mais. Ajudado por efeitos digitais, o filme é bastante eficiente e assustador (o fato de ser previsível até que acaba ajudando porque você sabe onde tudo vai acabar e já fica esperando o susto). Nada profundo ou original, mas os fãs não vão se decepcionar. Primeiro saiu em edição para locação, com trailers de outras produções e clipes musicais. Depois veio a edição definitiva.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo