UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Drama

Seabiscuit - Alma de Herói (2003)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2004
Nota 1

Pelas indicações ao Oscar, pode-se esperar mais desta fita, lenta, arrastada, detalhada e com cara de documentário (o roteiro faz questão de situar a ação historicamente, na América de 1910-40).

O cavalo do título original só entra na fita depois de quase uma hora de projeção, porque antes contam a história do treinador (o vencedor do Oscar Chris Cooper, que tem pouco a fazer), do dono do cavalo (Jeff Bridges, que está ficando a cara do irmão Beau) e do jóquei (Tobey Maguire, que é co-produtor e está mais magro e maquiado para parecer ruivo. Mas é o tipo do papel que não lhe traz nada, sem oferecer grandes chances).

Cuidado para não se decepcionar. Quem escreveu e dirigiu foi Gary Ross, aquele do talentoso "A Vida em Preto e Branco" (também com Tobey), mas ele perdeu a mão, já que aparentemente os produtores Frank Marshall e Kathleen Kennedy não interferiram (o que fizeram mal). Saiu apenas nos EUA em DVD, a versão anterior da história com Shirley Temple - "Têmpera de Vencedor" ("The Story of Seabiscuit"), mas é uma fita banal e envelhecida, realmente muito fraca.

Curiosamente aqui, acaba ficando melhor depois de se assistir, pensando no filme. Mas eu não consegui embarcar nele, achando que do jeito que está contado não funciona. Tudo é muito bem produzido, fotografado, com excelente reconstrução de época, mas já se sabe que logicamente o animal vai ganhar e o filme não tem tensão, suspense ou conflito. Fica uma banal história de cavalo que não interessa a quem não curte o tema. Não é ruim, é razoável. Foi indicado aos Oscars de Melhor Filme, Fotografia, Direção de Arte, Figurino, Montagem, Som e Roteiro Adaptado. Não ganhou nenhum.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo