UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Aventura

Zatoichi (2003)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2005
Nota 1

Não tinha me dado conta que este filme de Takeshi Kitano tinha ganho quatro prêmios em Veneza (inclusive Melhor do Público), prêmio do Público em Toronto, vários da Academia japonesa.

Meu interesse nele era porque se trata da refilmagem de uma célebre série de fitas de ação japonesa com o personagem de Zatoichi, o espadachim cego (se não me engano foram 26 filmes, que eu nunca tive a chance de ver). E que são basicamente sobre um espadachim que compensa o fato de ser cego pela precisão dos outros sentidos.

Aqui, Kitano estranhamente pintou o cabelo de loiro e optou por andar sempre de olhos fechados (a não ser nos últimos cinco minutos). Além de andar sempre devagar e de pernas abertas. Mas a verdade é que ele não é um grande realizador. Tem idéias, mas peca sempre nos enquadramentos, na decupagem. Suas imagens aqui não têm a beleza dos filmes de samurai de Kurosawa, nem de longe de "Herói", de Zhang Yumou. Nem a harmonia ou elegância.

Mesmo as cenas de lutas são banais (e fiquei irritado em perceber logo de cara que o sangue espirrando foi colocado depois por efeitos digitais). A história ficou alongada e por vezes confusa. De novo, parece que tem a história da pedofilia (um garoto se prostitui quando bandidos matam sua família e acaba virando travesti/ gueixa, quando junto com a irmã procura a vingança, no qual Zatoichi irá colaborar).

E tenta-se manter surpresa a identidade do chefe dos bandidos. Mas fiquei decepcionado com o filme, que não tem o brilho de outros anteriores ou mesmo do similar chinês. A consagração foi exagerada.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo