UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Drama

A Guerra dos Winters (2004)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2006
Nota 3
A Guerra dos Winters

Um caso raro de um filme que saiu em cinema com outro título ("Sobre Pais e Filhos") que não este em Home Video (eram distribuidoras diferentes). O resultado é apenas médio, um daqueles filmes independentes americanos que pretendem ser humanos, falando de pessoas comuns, classe média.

Mas talvez porque os norte-americanos sejam por natureza mais frios e contidos, em particular em certos Estados, tudo fica meio morno, sem grandes lances. E infelizmente drama é feito de conflitos. O que o filme evita.

O filho mais velho (Aaron, de "Spartan", "X-Men 2 e 3") pretende deixar a casa, a cidade e a namorada (Michelle, que depois estrelaria "Beijos e Tiros") se mudando para a Flórida. O mais novo, Pete, mergulha numa espiral de autodestruição, raiva e decepção.

O único alívio para LaPaglia é a amizade de uma nova vizinha (Allison Janney, de "The West Wing", num papel sem maiores chances ou importância). Mas que ao menos ajuda a deflagrar um pouco as situações.

Só na parte final do filme que sabemos do que morreu a esposa (uma informação na verdade pouco importante, podemos até dizer aqui que ela morreu de acidente de carro, cinco anos antes de a história começar). De qualquer forma, um filme de meios tons, meias tintas, meio dramas. Não acredito que atinja grande público.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo