UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Drama

Bens Confiscados (2004)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 13/11/2007
Nota 1

Não é segredo que sou admirador do diretor Carlão Reichenbach, que tem um trabalho muito pessoal, tecnicamente brilhante (até porque é grande fotógrafo), com temas profundos e alguns gostos particulares dos quais se pode até discordar (como a escolha e a direção menos inspirada dos atores masculinos). Mas, se "Dois Córregos" é meu filme preferido dele, este vem perto.

Betty, que já havia trabalhado com Carlão em "Anjos do Arrabalde", gostou do roteiro (que tinha um grande personagem para uma mulher de sua idade) e resolveu produzi-lo justamente num momento difícil de sua carreira, quando havia saído da Globo. Foi um esforço justificado, porque este é dos melhores trabalhos de sua carreira, talvez o melhor em cinema.

Uma das coisas mais bonitas nos filmes de Reichenbach é o uso preciso dos movimentos de câmera (assim como a utilização de temas musicais). Assim, a primeira cena do filme já é inesquecível, retratando um suicídio de uma mulher que pula da cobertura de um antigo prédio de apartamentos no Centro de São Paulo.

Depois começa a história, que tem um certo clima das fitas de Valério Zurlini e que acontece em uma cidade de veraneio gaúcha, fora de temporada (aliás, o diretor nasceu naquele estado, mas é radicado em São Paulo). A trama é bastante complicada e não lembra nada, é bem do diretor mesmo. E, se o romance não tem tanto impacto, apesar da presença notável de Betty, é porque a parte masculina não segura, nem o rapaz inexperiente (que esteve também em "Meu Tio Matou um Cara"), nem o gaúcho veterano. Mas o filme tem uma melancolia, um clima, que me comove e impressiona.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo