UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Drama

Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças (2004)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 29/12/2004
Nota 1

Fracasso na estréia nos EUA (é uma produção da Focus), "Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças" ficou na esperança de conseguir alguma coisa no Oscar 2005, principalmente por causa do prestigio do roteirista, Charlie Kaufman ("Adaptação", "Quero Ser John Malkovich").

Premiado em Deauville, foi indicado aos Globos de Ouro de comédia, ator (Jim Carrey) e atriz (Kate Winslet). É muito interessante este filme dirigido pelo francês Michel Gondry, que antes fez um fracassado longa, "Human Nature", mas é famoso pelos clipes de Björk e White Stripes.

É um absurdo que o público rejeite Jim Carrey fora de suas comédias tradicionais. Por que não admite que ele é um ótimo ator e não precisa fazer caretas? O roteiro também não é perfeito (se atrapalha bastante com tramas paralelas, principalmente uma entre o médico, Tom Wilkinson, e a enfermeira, Kirsten Dunst), mas sempre é instigante, diferente e curioso.

Na verdade, o roteiro não tem coragem de ter um final triste, que seria até mais funcional e adequado. Mas tem suas sacadas, como apresentar uma versão de como o casal se conheceu numa espécie de prólogo do filme (depois tudo será mais bem explicado), e procura usar astros famosos em papéis pequenos, como Elijah Wood, o hobbit Frodo, numa adequada aparição.

O forte, porém, é o casal central, Carrey e a bela e boa atriz Kate Winslet. A historia é sobre um médico que descobriu um método de apagar da memória alguém de que se deseja esquecer. Quando Carrey descobre que Kate esqueceu dele, entra em pane e topa fazer o mesmo processo. Só que no meio, percebe que foi enganado por um rival e tenta reverter a experiência, provocando problemas na máquina e lembranças meio surrealistas.

É verdade que o filme fica melhor quando é comentado do que quando é visto, porque tem algumas derrapadas de ritmo, como se o diretor tivesse medo de ficar sentimental ou romântico, o que, aliás, explica o fracasso comercial do filme: trata de amor e romance, mas foge deles como o diabo da cruz.

Mas o diretor usa muito bem efeitos especiais e comove com a memória do romance que vai se apagando aos poucos. Erra em ser frio, distanciado, intelectualizado. Mas é dos filmes mais interessantes de 2004. Fique de olho: deve entrar nos indicados ao Oscar 2005.

Edição de DVD para locação traz como extras, legendados em português, inglês e espanhol: comentários em áudio do diretor e roteirista, making of ("Entre na Mente dos Realizadores neste Olhar nos Bastidores"), elenco, "Uma Conversa com Jim Carrey e o Diretor" (eles discutem seus momentos favoritos do filme), cenas excluídas, clipe de Light & Day, de The Polyphonic Spree, comercial da Lacuna.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo