UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Comédia

Caiu do Céu (2004)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2005
Nota 1

É especialmente curioso como o diretor Danny Boyle, que se revelou com um filme sobre drogas pesadas (e que as mostrava sobre uma luz glamurosa) como "Trainspotting", tenha chegado até aqui, realizando um filme encantador, leve, fantasioso, familiar. E que possivelmente alguns irão achar também sentimentalóide ou mesmo babaca.

Ao contrário, foi uma evolução em que ele não perdeu nem a invenção, nem o talento, nem a mão para dirigir atores (os meninos são extraordinários, em particular o pequeno Alex, que faz o protagonista). Seu filme é extremamente agradável de se assistir. Por qualquer público.

Baseia-se em roteiro de Frank Cottrell Boyce, que tem trabalhado sempre com Michael Winterbottom ("Código 46", "A Festa Nunca Termina") mas fez também "O Beijo da Borboleta" e "Hilary e Jack". É uma história narrada a maneira de comerciais de publicidade, com muitas intervenções de efeitos digitais. Um garoto de 9 ou 10 anos, chamado Damian, é muito religioso e conversa com diversos santos que conhece intimamente (isso dá margem a situações muito engraçadas, até porque todos eles aparecem com sua auréola santificada).

Sua fé em Deus é tanta que depois da família ter se mudado para uma casa nova num subúrbio novinho (a mãe morreu e sobrou o pai e o irmão um pouco mais velho) ele construiu um refúgio de papelão num terreno baldio próximo a linha do trem.

E, certo dia, acha que Deus lhe mandou uma sacola cheia de dinheiro. Como é presente, chama o irmão e faz o possível para ajudar os pobres, o que não é tão fácil assim. Mas eles desfrutam do status de novo rico, o que eventualmente irá chamar a atenção de uma professora e mesmo do pai. Mas também de um bandido.

Acontece que não foi Deus que mandou as libras, mas elas foram jogadas de um trem em movimento como parte do plano de uma quadrilha que cometeu assalto. E agora o ladrão está à procura delas. Uma busca que se torna mais urgente porque a Inglaterra está prestes a entrar para o Mercado Comum Europeu e adotar o Euro (ou seja, eles tem poucas horas para conseguirem trocar as libras sem provocarem muitas suspeitas). O filme é uma fantasia (ainda que lembre o trabalho de estréia do diretor, "Cova Rasa").

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo