UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Drama

Em Minha Terra (2004)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2006
Nota 3

Não é ruim até por sua temática. Mas está longe de ser um dos melhores trabalhos do ilustre diretor irlandês John Boorman (de "Excalibur", "Amargo Pesadelo", "A Queima Roupa"). Parece que ele não conseguiu encontrar o tom certo para contar uma história tão trágica e perturbadora, uma espécie de Julgamento de Nuremberg da África do Sul.

Afinal, o regime de Apartheid que existiu lá foi um dos grandes absurdos de nossa Era, ainda não suficientemente analisado e criticado (até porque aquele país é rico em diamantes e um dos poucos da África que tem certa importância econômica). E como sempre, preferem esconder suas mazelas a dissecar seu passado.

Inspirado em fatos reais, o filme mostra como um repórter negro, do jornal americano Washington Post, vai até à África para acompanhar um julgamento em 1995, um ano depois de Nelson Mandela assumir o poder. São as Sessões da Verdade e Reconciliação, onde se constatam os abusos e absurdos do passado, protegidos pela anistia.

Ele se une a uma poetisa sul-africana (feita pela francesa Juliette Binoche), que está confiante no processo de recuperação de seu país. Então o jornalista americano serve como uma espécie de fio condutor para o espectador seguir os fatos e os depoimentos, muitos deles dolorosos (e convincentes).

Mas o conflito é meio tolo, diante da enormidade dos crimes e os pensamentos que fazem despertar no espectador (se uma fita dessas tivesse sido feita na época do Apartheid, teria mais méritos). Até porque foi baseada num livro de não-ficção e o roteiro aqui torna tudo inconvincente quando os dois antagonistas se apaixonam, nascendo um romance sem nenhuma química entre eles. E o que era fita de denúncia acaba virando romance. Assim, acaba simplificando os fatos, virando tudo politicamente correto e estragando tudo. O romance é insípido e indesculpável.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo