UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Comédia

Espanglês (2004)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2005
Nota 1

O diretor James L. Brooks já ganhou Oscar por "Melhor é Impossível" e "Laços de Ternura", mas continua produzindo séries de tevê (como "Os Simpsons") e também de vez em quando faz bobagem.

Como esta comédia sem inspiração que foi ignorada por todos os críticos e também não fez sucesso de bilheteria, apesar de ter sido estrelada pelo popular Adam Sandler (que é como Jim Carrey, só funciona quando faz comedinhas para seu público, quando experimenta algo diferente quebra a cara).

Adam até que está bastante bem, numa variante de seu personagem de criança grande de bom coração mas pouca coragem. A empregada mexicana é feita pela linda espanhola Paz Vega, de "Lucía e o Sexo".

Quem narra a historia é a filha dessa empregada, que estaria fazendo uma inscrição para a Universidade de Princeton e assim conta sua história. A mãe vem com ela para os EUA e vai trabalhar como empregada doméstica em Beverly Hills, mesmo sem saber falar inglês.

A família é excêntrica mas não muito (os personagens são mal construídos, as cenas pouco engraçadas e o filme simplesmente não funciona como devia, até porque pega o ponto de vista da latina, sem assumi-lo).

Lembra um pouco Paz VegaDown and Out in Beverly HillsPaz Vega, de Mazursky, mas sem o lado satírico. Evidentemente Adam começa um romance (platônico) com a empregada (mas só depois que a esposa o está traindo com outro). Mas que também não leva a nada. A partir do título (obviamente mistura de Inglês com Espanhol), o filme não funciona.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo