UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Drama

Inspeção Geral (2004)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 12/05/2009
Nota 4
Inspeção Geral

O grande diretor Sidney Lumet ("Doze Homens e uma Sentença", "Rede de Intrigas") foi quem dirigiu para a HBO este drama escrito por Tom Fontana ("Oz", "Homicide - Life in the Streets") e que era originalmente maior (tinha 120 minutos). De qualquer forma, o filme é extremamente corajoso e contundente atacando, já em 2004, na época de eleições, o fim dos direitos dos cidadãos americanos, com a desculpa de que se tratava da caça aos terroristas.

Um prólogo com Austin Pendleton como um professor procura deixar claro o risco: você deixaria de lado suas liberdades civis por um dia, um mês ou um ano? Mas e por dez anos? É o que fez o governo Bush com o consentimento tácito da nação, o que fica obviamente ilustrado por duas histórias paralelas, dois interrogatórios absolutamente iguais, só que um feito na China - um homem interroga uma mulher americana - e outro por uma mulher nos EUA com um descendente de árabes.

Ambos com a cumplicidade dos governos que deveriam protegê-los, ambos sem provas reais. O forte é que ambos usam o mesmo texto, o mesmo script, com diferentes nuances, mas a crueza (há nudez frontal) é espantosa. Para ser visto em escolas, discutido, polemizado. Foi co-produzido por Barry Levinson.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo