UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Drama

Old Boy (2004)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 25/10/2005
Nota 4

"Old Boy" foi feito com a garra e criatividade de um "Nikita", de Luc Besson, só que com a tecnologia mais avançada e a filosofia oriental por trás de tudo. Sou grande admirador do cinema oriental, seja Hong Kong, sejam agora as emergentes Tailândia e Coréia do Sul, de onde finalmente parece estar vindo algo novo.

E "Old Boy" é novo e é velho. Baseado numa antiga história em quadrinhos japonesa, de Minegishi Nobuaki e Tsuchiya Garon, o filme traz um excelente ator no papel central (Choi Min- Sik), numa história que não é tão linear quanto eu vou tentar apresentar aqui.

Ele é um bêbado e desordeiro, que é fechado num quarto vigiado durante 15 anos, sem explicações. Certamente foi colocado ali por um inimigo, já que existiria esse tipo de organização e punição. Quando consegue sair, finalmente vai em busca de vingança. Ou seja, é vingança por trás de outra vingança muito mais elaborada, que inclui uma série de reviravoltas chocantes (uma tortura em que se arrancam os dentes da frente do inimigo, por exemplo).

O fatalismo vem do oriente, o que dá um clima de tragédia à aventura, que beira a ficção-científica porque alterna cenas de delírio provocado pelo antigo hipnotismo. É extremamente bem realizado, com todos os tiques de visual atuais, mas não com excesso de efeitos digitais.

É certamente doentio, trazendo como herói um sujeito com cabelo desgrenhado, nenhuma moral, extrema violência e que ainda estraga a vida daqueles que ama (mas o filme questiona: mesmo sendo ele pior que uma besta também não tem o direito de viver?).

"Old Boy" é uma experiência audiovisual com esplêndida fotografia e montagem. Por isso levou o Premio do Júri de Cannes, o segundo em importância do Festival.

"Old Boy" foi o mais badalado filme do Festival de Cannes de 2004. O diretor coreano Park Chan-Wook é cultuado, e o famoso site "Ain't it Cool News" havia escolhido outro filme de Chan-wook "Sympathy for Mr. Vengeance" como o melhor de 2003. Quentin Tarantino é um dos admiradores dele. Mesmo aqueles que não gostam dele têm de admitir seu impacto e o talento do realizador.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo