UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Comédia

Os Aspones (2004)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2005
Nota 4
Os Aspones

A mesma equipe de "Os Normais" repete a dose com outra ótima série que infelizmente teve pouca duração (por isso, é ainda mais bem recebida em DVD). Com um elenco excepcional (na verdade, os cinco protagonistas estão em plena forma, com destaque para Drica Moraes que faz a funcionária burra), começa como uma sátira ao Brasil, o funcionalismo público e a corrupção.

Mas alguém não gostou, porque depois do terceiro capítulo, a ênfase passa a ser em cima do sexo, deixando o humor absurdo e irônico (como por exemplo, os discos voadores que apareciam no céu, na cena final) e virando pornochanchada. Mas como os diálogos são inteligentes, ainda que apelativos, e o elenco tão perfeito, consegue fazer rir muito. Principalmente quando acerta o novo estilo.

Não explica o título que é uma velha expressão de gíria (Assessor de Porra Nenhuma) e centra-se num arquivista que por saber demais é mandado para dirigir o arquivo morto, o FMDO, que tem apenas três funcionários e nada a fazer (ele leva também sua nova estagiária com quem terá romance, mas cuja história não teve tempo de ser desenvolvida).

Depois de tentar impor a ordem, eles resolvem castigar os brasileiros que mentiram na declaração de imposto de renda ou que criaram problemas para eles próprios, provocando vinganças. Mas o sexo é a tônica das piadas. Direção usa alguns efeitos digitais (fumaça que sai do cano de escapamento, fumaça da boca de Drica quando está frio demais no escritório). Uma pena que a série tenha terminado abruptamente, com esse elenco ainda poderia dar frutos.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo