UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Documentário

Pelé Eterno (2004)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 12/10/2004
Nota 4

Como bom santista, eu cresci assistindo aos jogos do Santos Futebol Clube sem ter a menor idéia de que estava vivendo um momento privilegiado, os anos de apogeu do Pelé. Na verdade, na época já tinha consciência de que não apenas ele era excepcional, mas todo o time, que formava um conjunto perfeito e, a meu ver, nunca igualado.

O problema é que me acostumou mal. Fui testemunha de momentos de tanta perfeição que hoje me aborreço em ver esses pernas-de-pau do futebol. Foi o "Camelot" do futebol, um momento brilhante que parece que nunca mais vai se repetir e que está guardado em algum lugar de minha memória.

Por isso, minha maior emoção ao assistir "Pelé Eterno" foi constatar que eu estava lá, que aquilo que parece fantástico sucedeu de fato e que a lenda Pelé não é exagero ou fantasia. Finalmente temos a prova concreta.

Assisti ao filme pela primeira vez em circunstâncias especiais. O próprio Pelé me mandou chamar para ver o copião e dar palpite. Além de ser de Santos como Pelé, sou amigo do produtor e realizador Aníbal Massaini Neto e testemunha do esforço que ele teve nos últimos cinco anos ao pesquisando, restaurar e alinhavar o documentário.

Gostei do resultado. Achei que o filme estava no caminho certo, abordava todos os tópicos necessários (Xuxa é mencionada numa foto sem dizer o nome). Gostei da estrutura, das opções e do resultado.

Aníbal se uniu ao que havia de melhor. Chamou o santista fanático José Roberto Torero para o roteiro, o grande comentarista esportiva Armando Nogueira para escrever o texto (ele é mestre do gênero) e Fulvio Stefanini para ser o narrador. Antonio Carlos Fontoura assina como consultor.

Mas pela primeira vez me senti como os comentaristas de futebol que devem entrar em conflito cada vez que transmitem um jogo de seu time. Ficou difícil separar o pessoal do profissional. É claro que foi para mim, e acredito para muita gente, uma viagem sentimental a um passado mítico (quase todos os lances clássicos estão lá de alguma forma, nem que seja reproduzido por computação quando não há registros).

Pelé era realmente um jogador especial, e o filme retrata isso fielmente. Parece ser o documento que não só o Brasil, mas o mundo inteiro estava esperando. Curiosamente não foi bem nos cinemas, talvez rejeitado pelo público feminino e jovem.

Seu destino real é agora em DVD. Qualquer fã de futebol no mundo deseja ter em sua casa este testemunho de que o "atleta do século" não era mentira. E que não acabou drogado se escondendo em sanatórios. A lenda esta viva e merece respeito.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo