UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Drama

Redenção (2004)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2005
Nota 4
Redenção

O telefilme que mudou a vida de Foxx, até então visto como um mero comediante/humorista. Mas sua performance é tão marcante que logo depois ele ganharia o Oscar por outro trabalho brilhante, o de Ray Charles.

Aqui se conta uma história real, muita bem contada de forma moderna pelo ator negro Vondie Curtis-Hall. E que faz paralelo com o drama da jornalista que está escrevendo o livro sobre o bandido, enquanto o filho adolescente dela está caindo também na vida de marginalidade e gangsterismo. O filme ganha ainda mais força quando denuncia a intolerância e fanatismo, até religioso, dos que são a favor da pena da morte, incluindo a polícia e o governo, que perseguem o protagonista.

Foi muito premiado: Melhor Edição (Sindicato dos Montadores), cinco Black Reels, Indicado para Melhor Ator no Globo de Ouro, Melhor Ator e filme do Golden Satellite, Ator e Atriz Image Award, indicado para o Independent Film Award de Fotografia e Ator, Ator pelo SAG etc.

E, sem dúvida, Jamie demonstra incrível versatilidade e confirma seu talento e carisma. O filme tem uma boa moral, conta uma história que merece ser conhecida e discutida (em escolas e centros comunitários). Enfim, um bom exemplo.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo