UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Drama

Reencarnação (2004)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2005
Nota 3

O trailer é muito intrigante, dá vontade de assistir o filme. Mas que coisa estranha fizeram no rosto de Nicole Kidman? Teria sido preenchimento, botox, ou simplesmente a maquiagem e perucas erradas? O fato é que ela fotografa de forma bizarra em "Reencarnação".

O filme também é muito estranho: a história de um garoto de dez anos que se aproxima de uma viúva prestes a se casar de novo, dizendo que é a reencarnação de seu marido. E lhe dá detalhes que não poderia saber. O filme foi realizado por um cineasta inglês, que fez o talentoso "Sexy Beast" e que prefere utilizar como fundo musical trechos de música clássica, que funcionam menos bem do que se podia esperar.

O filme começa de forma curiosa, acompanhando o marido fazendo cooper no Central Park (ele vem de uma família extremamente rica da qual não se sabe muitos detalhes, provavelmente judeus). Até quando cai morto de enfarte.

Dez anos depois, Nicole é visitada pelo garoto, o que primeiro a faz rir e depois a deixa transtornada, prejudicando o casamento que ela iria consumar com o noivo (feito por Danny Huston, filho de John Huston, também diretor e que pela primeira vez vi como ator aqui). Lauren Bacall, de cara amarrada, faz a mãe de Nicole, sem grandes chances.

O problema do filme, primeiro é a escolha do garoto central, Cameron Bright, que fez "O Enviado", com Robert DeNiro. Ele tem uma cara misteriosa mas usa uma única expressão para todas as situações, o que acaba irritando. E atrapalhando a fita. O resto do elenco é bom, trazendo figuras conhecidas em papéis inesperados, como Peter Stormare (o diabo de "Constantine") e Anne Heche (como um casal de amigos que tem participação importante na história).

Mas não estou certo que o desenlace irá agradar a todos, em particular o que esperam uma resolução mais "Sexto Sentido". O suspense tem um final lógico, mas incomoda particularmente o personagem de Nicole, que parece tão frágil e vulnerável. Certamente ao final, "Reencarnação" irá provocar discussões. E nem todas favoráveis.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo