UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Musical

Uma Vida sem Limites (2004)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 19/07/2006
Nota 3

"Uma Vida sem Limites" é o segundo filme de Kevin Spacey como diretor e estava inédito no Brasil até agora, por causa do seu fracasso. Foi um projeto pessoal do ator que levou cerca de 15 anos para se concretizar, uma gestação que geralmente não dá certo.

No caso de Kevin, ele afirma ter dirigido porque não encontrou outro disponível e mais bem preparado do que ele. Deve ter sido também teimosia, porque esse é um tipo projeto de vaidade de ator.

Kevin sonhava em interpretar a vida do cantor Bob Darin de qualquer forma. E ignorou o evidente: Darin morreu ao 37 anos, e Kevin tem 47. A maquiagem não deu conta de rejuvenescê-lo. Há momentos em que ele parece um pedófilo que está dando em cima de uma garota como Sandra Dee. Isso derruba o filme e não tem conserto, mesmo em se tratando de Kevin Spacey, que além de ser bom ator, canta bem e sabe dançar (ele próprio interpreta as canções no filme).

O curioso da carreira de Darin é que ele ficou famoso cedo e também resvalou cedo. O filme é uma fantasia assumida e segue uma linha parecida com a de "De-Lovely", com o próprio Darin como o narrador da história e um caráter de fantasia, ou seja, nem tudo é verdade e muito da vida dele foi omitido.

O que ele fez de mais marcante foi se casar com Sandra Dee (a número um de bilheteria na época, em papéis de adolescentes) e ter uma indicação de ator coadjuvante por "Pavilhão Sete" (Captain Newman M.D.).

Cantando na linha de Frank Sinatra, ele teve outro grande drama pessoal. A mãe dele era sua avó (Brenda Blethyn), e sua irmã era a verdadeira mãe (Caroline Aaron faz tudo caricato). Sabia desde sempre que ia morrer cedo porque teve febre reumática, então trabalhou contra o relógio.

Acontece que a narrativa do filme é interessante, bastante divertida e consegue ser, apesar do tema, bastante para cima. As canções são legais, o elenco de apoio é bom (John Goodman, Bob Hoskins, Greta Scacchi e Kate Bosworth razoável como Sandra). Ou seja, o filme teria dado certo com um ator mais adequado. Parece que ao menos está servindo para ressuscitar Darin.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo