UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Suspense

A Escuridão (2005)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2006
Nota 3
A Escuridão

O tipo do filme que só passa nos cinemas para promover depois o lançamento em DVD/Home Video, que é o lugar para onde foi destinado desde sua criação, todo feito com orçamento reduzido (poucos atores, única locação, cenas escuras) para não dizer o excesso de closes (planos próximos) e sustos fáceis (barulhos e estrondos que tentam provocar espanto no espectador desavisado).

Sua única atração é a presença sempre forte da Maria Bello, que finalmente aos 41 anos foi descoberta para prêmios com "Marcas da Violência". Mas que sempre foi talentosa. Ela que segura esta história que lembra dezenas de outras, sobre mães determinadas a salvar seus filhos.

Nada é muito explicado, pelo jeito propositalmente, já que o roteiro não é muito profundo. Ela é uma mulher divorciada com uma filha pré-adolescente, daquelas permanentemente aborrecentes. Ou seja, sempre de má vontade e mau humor. A mãe tenta agradá-la levando-a para encontrar o pai, que vive isolado na costa montanhosa do país de Gales.

Só que lá existiu no mesmo lugar uma seita religiosa comandada por um pastor maluco que levou todos os crentes ao suicídio, pulando de um precipício para a morte no mar. Imediatamente a menina fica possuída (ou ao menos é influenciada) por uma outra menina que foi morta e que segundo uma lenda local, ressuscitará caso haja uma troca de corpos, de mortos.

E isso acaba acontecendo quando a filha é tragada pelas águas. A mãe não se conforma com isso, fazendo tudo e investigando os sussurros de seu sótão para resolver o caso.

Se a fita é medíocre e banal, piora no final, porque a conclusão além de extensa e estendida, não é satisfatória moralmente. Nem dramaticamente ao menos, não para o espectador que sofreu tanto para ver um fim tão desastrado.

Outra figura incompetente é o personagem do pai, que faz tudo errado (e é feito pelo Sean Bean, de "O Senhor dos Anéis"). Produzido por Paul W.S. Anderson, foi dirigido por Fawcett que veio de um cult terror chamado "Ginger Snaps".

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo