UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Animação

A Noiva Cadáver (2005)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 28/04/2009
Nota 4

O diretor Tim Burton sempre gostou de histórias bizarras e temas góticos. Além disso, ele começou a carreira fazendo filmes de animação ("Vincent") ainda no velho estilo quadro a quadro. Burton também produziu "O Estranho Mundo de Jack" e "James e o Pêssego Gigante", ambos de Henry Selick, nesse mesmo estilo esquisito teoricamente infantil.

Desta vez, quem assina o filme é Mike Johnson, um antigo animador dos filmes anteriores do diretor. Burton fez a animação dos bonecos e todo o trabalho pesado porque toda a concepção visual traz a marca do autor.

O filme foi indicado ao Oscar de animação e deveria ter sido também indicado ao de canção e trilha musical (um belo trabalho de Danny Elfman, tradicional parceiro de Burton).

Com muito humor negro e clima de musical (ainda que dark), o filme é engraçado, um pouquinho assustador, muito charmoso e fez grande sucesso no Brasil.

Os bonecos foram feitos de acido inoxidável recobertos de pele de silicone. Como novidade técnica foram gravados em digital e editados num novo sistema (Apple´s Final Cut). Faz varias citações de filmes e personagens, inclusive de Peter Lorre.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo