UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Suspense,Drama

A Passagem (2005)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 13/06/2006
Nota 1

A gente sempre reclama que Hollywood faz filmes para débeis mentais e se esquece de que com freqüência, principalmente as vésperas das premiações, também sabem produzir fitas inquietantes, diferentes, ousadas como este "A Passagem", que infelizmente foi um total fracasso nos EUA. Mas fiquem atentos, pois é uma fita de qualidade que confirma o talento do diretor Marc Foster ("Em busca da Terra do Nunca", "A Ultima Ceia"). Ele aproveita um roteiro de David Benioff de "Tróia" e "A Ultima Noite", de Spike Lee.

Um filme estranho que não se explica até o momento final e assim mesmo, sem dar muitas razões (o DVD de locação não dá grandes detalhes ou cenas alternativas).Como este é um filme que só se explica pela cena final, fica difícil entrar em detalhes sob pena de ficarem reclamando que eu estrago o prazer de ver um filme. E não vou fazer isso, porque eu fui envolvido pela história, que acompanhei com curiosidade, sem entender alguns detalhes. Mas tudo era tão bem feito, com um visual tão interessante que não me perturbou (há uma utilização de imagens digitais muito interessantes, particularmente ao final). A ambientação da fita é notável, utilizando uma arquitetura desconhecida de Nova York (por exemplo, a cena dos degraus da escadaria em espiral foi na Catedral de St. John), com imagens impressionantes que dão clima ao filme, nos deixando sempre na ponta da cadeira.

O que está acontecendo mesmo? Basicamente é sobre um jovem psiquiatra (Ewan McGregor, desta vez num bom momento) que tenta cuidar de um estudante (Gosling, o talentoso rapaz de "Tolerância Zero" e "Diário de uma Paixão") que pretende se matar no sábado à meia noite (ele já havia aparecido no começo do filme em imagens confusas e aparentemente seria o narrador da história). Preocupado, Ewan procura sua ex-psiquiatra (a comediante Jeaneane Garofalo, irreconhecível mas convincente), sua mãe (Kate, filha de Richard Burton), o que parece ser o pai dele (Hoskins, que primeiro surge cego), é mordido por seu cão. E principalmente, Ewan tem problemas com a namorada (Naomi Watts, de "King Kong") que também escapou de um suicídio.

Já que não podemos analisar mais profundamente o filme, fica esta primeira recomendação de "A Passagem" como um trabalho inteligente do qual o público vai gostar se tiver a chance de descobrir. Procure conhecê-lo. Atenção: há um certo ressentimento por parte daqueles que não o entendem a primeira vista.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo