UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Comédia

Amigo é Para Essas Coisas (2005)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 24/07/2007
Nota 1

Os franceses tinham a tradição de ignorar os problemas sociais de seu país para se preocupar com as revoluções alheias. Mas não têm feito isso com a situação atual e grave dos imigrantes de origem árabe e africana que vivem na periferia das grandes cidades, sem emprego, sem futuro e cada vez mais com raiva e revolta. Já fizeram vários filmes sobre o tema, incluindo este aqui, que se anuncia como uma comédia. Nem tanto.

Não há muito do que rir nesta bem-intencionada mas não muito interessante fita de um diretor que parece engajado, Pierre Jolivet, autor de "Minha Pequena Empresa" (1999). Aqui ele trabalha, no papel central, com seu filho Adrien, que cuidou ainda da trilha musical.

O herói tenta tirar carta de motorista e comprar um carro com a ajuda dos amigos -- um negro e outro árabe, ambos também com problemas de trabalho -- e de uma namorada árabe. Quando vai pegar o carro, cai na vigarice do sujeito que foge com seu dinheiro e não entrega o veículo.

Parece um pouco comédia social italiana ou tragicomédia, não cedendo nem no final, que continua a ser amargo. O problema é que os personagens não são nada amáveis e o espectador acaba desistindo deles. De qualquer forma, é um filme digno e importante pelo que diz ou deixa a entender.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo