UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Drama

De Tanto Bater, Meu Coração Parou (2005)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 06/06/2006
Nota 4

Foi certamente o melhor filme francês que vi na ultima temporada. É dirigido pelo filho do grande roteirista Michael Audiard, Jacques que fez antes "Um Herói Muito Discreto", premiado em Cannes. A partir do titulo poético ele construiu uma refilmagem de um filme americano pouco lembrado, "Fingers" (1978), de James Toback, com Harvey Keitel.

Foi muito ajudado por uma excelente interpretação do ótimo Romain Guris (de "O Albergue Espanhol" e "Exílios" ) no papel de um pequeno gângster de uma gangue imobiliária, que sustenta o pai (interpretado por Niels Aesrup) e tem um caso com a mulher do chefe. Mas seu sonho é voltar a ser pianista de concerto, retomando uma carreira que interrompeu no começo. Resolve recomeçar as aulas com uma oriental enquanto sua vida profissional e pessoal desmorona (o pai é assassinado por um gangster russo e ele quer se vingar).

Tem clima de film noir, historia trágica, narrativa sólida (que soube muito bem transpor a trama original, conseguindo, por estranho que pareça, um melhor resultado). Por não ser comercial, está confinado ao circuito de arte mas é um filme brilhante.Ganhou premio de trilha musical no Festival de Berlim, além dos Césars de fotografia, direção, montagem, filme, trilha musical, ator coadjuvante (Niels), roteiro, revelação (Lim) e indicações de ator e som. Procurem conhecer, pois é um belo trabalho.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo