UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Musical,Drama

Habana Blues (2005)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2006
Nota 3

Depois do sucesso inesperado de "Buena Vista Social Club" (1999) de Wim Wenders, houve outros documentários sobre música em Cuba mas este é o primeiro filme de ficção sobre o tema (ao menos que eu conheça). Na verdade, feito por um diretor espanhol que cursou a famosa Escola de Cinema de Cuba (onde viveu de 1992 a 2004).

Obviamente ele gosta do lugar e mostra com simpatia o povo e os músicos, sem, porém, fazer qualquer discurso político óbvio. Apenas mostra tudo e para bom observador é suficiente.

A ditadura decadente está por trás de tudo ao contar a história de um grupo de músicos que tenta fazer sucesso, quando produtores musicais europeus vêm procurar novos talentos, certamente já por causa de Buena Vista.

Os personagens centrais são dois amigos, Ruy e Tito, guitarrista e saxofonistas de uma banda levemente contestadora. O sonho deles e parece que de todo mundo, é sair do país, no caso, ir para a Espanha e fazer sucesso.

O mais complicado é Ruy, que é um mulatão bonito que tem uma mulher (de quem está meio junto, meio separado) e com dois filhos pequenos (e o mais curioso é que ela tem mãe em Miami, que lhe manda dinheiro e está produzindo uma fuga de barco com as crianças).

Ruy por sua vez não tem problemas em ter um caso com a espanhola que produz o disco. Basicamente é uma comédia de costumes, mostrando a vida (feliz, apesar de tudo) dessas pessoas que moram em cortiços, ignoram a política e tentam fazer música.

A conclusão é um pouco discutível, mas parece que o diretor quer dar uma mensagem de esperança para o país. Enfim, a música é agradável, se não especialmente memorável. O elenco é competente, a história contada normalmente. Curioso mesmo é dar essa olhadela no viés de uma sociedade mitificada que ninguém ousa chamar pelo nome certo.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo