UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Aventura

Harry Potter e o Cálice de Fogo (2005)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 28/03/2006
Nota 1

Todos os filmes de Harry Potter são extremamente parecidos entre si porque são realizados sob o estrito controle da autora J.K. Rowling, que não permite muitas mudanças em sua história. Não há espaço para grandes vôos autorais do diretor e por vezes o mérito maior é o do roteirista, que tem enorme dificuldade de sintetizar os livros sempre muito grandes ("O Cálice de Fogo" tem mais de 600 páginas).

"Harry Potter e o Cálice de Fogo", o quarto da série e sucesso de bilheteria, é dos melhores do bruxinho, apesar do final meio em baixa, sem grandes lances. Mike Newell ("Quatro Casamentos e um Funeral"), o primeiro inglês a dirigir um filme da série, não deixa a peteca cair.

Se é verdade que os efeitos digitais estão se tornando banais e até excessivos, essa aventura não perde tempo com apresentações e entra direto no assunto (deixa de mostrar os familiares de Harry), embora o importante seja o fato de que os heróis estão adolescentes.

Então, o filme tem as crises de insegurança e ciúmes típicas da idade, principalmente por parte dos amigos Hermione e Ron. E todos têm suas paqueras: Harry com uma oriental e Hermione com um cossaco, tudo em nome da compreensão universal entre os bruxos.

Na maior parte da filme é mostrado o torneio realizado na escola com grupos de fora e com risco de vida para os amigos e para o herói. Assim, Harry tem de enfrentar um dragão, depois mergulhar entre as sereias, encontrar seu caminho num labirinto mortal, com o clímax com o tão aguardado encontro com Lord Voldermont (a maquiagem de Ralph Fiennes, praticamente irreconhecível, é bem interessante e assustadora principalmente para crianças).

O filme não dá muita chance a coadjuvantes (Miranda Richardson é uma novidade como uma repórter metida, mas não impressiona muito), mas sabe contar sua trama central, alternando momentos de romance juvenil com aventura e ocasionais momentos de terror.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo