UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Aventura

O Elo Perdido (2005)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2006
Nota 3

Uma produção cara, falada em inglês e que concorreu em Berlim, feita pelo prestigioso diretor de "Indochina" e "Desejos Secretos". Parece ter se inspirado em fatos reais, ao contar como cientistas escoceses foram buscar na África, um casal de pigmeus, na tentativa de provarem que eles eram o Elo Perdido, na teoria da cadeia de Evolução de Darwin. E para isso fazem qualquer coisa.

Joseph Fiennes interpreta o sujeito que vai caçá-los e acaba ficando amigos deles, lutando para que não sejam exibidos em zoológicos. Kristin Scott Thomas é a mulher que dirige os navios e as excursões de caça as feras e também as apresentações deles. Logicamente a moral é mostrar como o homem consegue ser desumano e tratava as outras raças como animais inferiores, ilustrando isso através da amizade que vai crescendo entre Fiennes e o pigmeu (feito por um de verdade).

Tudo é bastante digno, mas também indiferente. Um pecado mortal para este tipo de projeto é que, se acertasse, alçaria vôos enormes e internacionais, até mesmo no Oscar. Mas como falhou, resultou num meio termo bem intencionado e vago.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo